Para muitos gestores, a avaliação entre comprar ou alugar (em regime de comodato) equipamentos de Segurança Eletrônica pode parecer uma tarefa relativamente difícil, mas merece ser analisada com atenção aos detalhes. (A) Disponibilidade de capital; (B) investimento na infraestrutura adequada; (C) perspectivas de obsolescência da tecnologia; (D) custos e velocidade de manutenção; (E) facilidade em obtenção de peças de reposição são os 05 principais pontos que devem ser levados em consideração no momento de tomada da decisão.
Ter todo o capital prontamente disponível para pagamento por um sistema completo e de qualidade nem sempre é uma realidade para todas empresas e condomínios. Mesmo para aquelas que possam ter, talvez não seja também a alternativa mais viável no momento, ao levar-se em consideração o custo de oportunidade que esse montante pode representar. Em ambos os cenários, um menor valor fixo mensal pode viabilizar projetos completos e com melhorias indispensáveis à segurança do local, sem descapitalização da contratante – o que acontece no regime de Comodato.
Na maioria das vezes, durante tentativa de se estabelecer uma economia para “caber no bolso”, de uma só vez, todo o investimento necessário à implantação do projeto, é comum alguns integradores erroneamente conduzirem os clientes (sem eles saberem) à uma redução de qualidade em infraestrutura – principalmente àqueles integradores que não detém em portfólio a opção de comodato o que, neste caso, seria uma boa alternativa para não reduzir qualidade.
Atenção para as falsas economias. Apesar de inicialmente não parecer, os investimentos com infraestrutura podem algumas vezes ser até mesmo maiores do que o investimento em equipamentos eletrônicos em geral. Uma infraestrutura bem planejada e executada é responsável, em boa parte, pelo sucesso e longevidade do projeto. Todo esse custo elevado pode ser facilmente diluído em contratos de Comodato com prazos entre 24 e 48 meses, sendo que quanto maior o prazo, maior o período para diluição do investimento e melhor pode ser a infraestrutura implantada.
A opção por aluguel dos equipamentos pode ainda possibilitar a instalação de melhores: tecnologia; topologia de rede; hardwares; armários técnicos; alimentação elétrica; sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e outros. Mais uma vez, toda melhoria estará ligada à maior vida útil do projeto, principalmente por refletir diretamente nas perspectivas de obsolescência da solução (menores custos e frequência de manutenções corretivas) e maior facilidade em obtenção de peças de reposição.
Por fim pode-se concluir que a melhor opção é, na verdade, contar com uma empresa especializada para desenhar um projeto em função da necessidade, orientar o cliente sobre a modalidade mais indicada para o caso e facilitar o pagamento com a melhor condição possível – sempre com muita transparência em relação aos detalhes. Para isto, nossa equipe de projetos da Dogma Tecnologia está à disposição para atendê-lo. Entre em contato e agende uma visita, nós viabilizaremos a melhor solução para seu negócio ou condomínio.
Conte com os nossos diferenciais para a melhor condição de pagamento possível, seja na compra ou comodato. Contamos com financiamento próprio; baixa taxa mensal; manutenções preventivas/ corretivas e até mesmo possibilidade de doação ou upgrade de equipamentos ao término da carência do contrato (quando comodato).
Thiago D. Tomasini
Especialista em segurança de grandes áreas, Dogma Tecnologia