Estabelecer metas claras desde o início do contrato: o temporário tende a apresentar melhor desempenho quando está ciente de suas responsabilidades e metas. Caso haja possibilidade de efetivação, o trabalhador temporário deve saber. Certamente a notícia será uma motivação a mais para apresentar melhor resultado.
• Integração: o trabalhador temporário precisa se sentir parte da equipe. Distribua tarefas entre os funcionários permanentes e os temporários, e incentive a integração.
• Outro ponto de vista: o funcionário permanente está habituado com a rotina da empresa. O temporário pode trazer um novo ponto de vista e contribuir com ideias e métodos de trabalho. Não menospreze a opinião dele. Peça ideias como faria com qualquer outro da equipe.
• Aprendizado: não importa por quanto tempo um temporário permaneça, ele deve ter o mesmo tratamento que trabalhadores fixos. Ofereça o treinamento básico, mas não deixe de investir no treinamento avançado caso detecte potencial. Confie ao temporário novas responsabilidades se ele demonstrar capacidade para lidar com mais tarefas. O treinamento certo pode resultar em talento valioso para uma vaga efetiva.
• Dê feedback regularmente: o temporário merece a oportunidade de corrigir os erros, economizando tempo e dinheiro da empresa contratante. Aguardar o final do contrato para avaliar o trabalho não será benéfico.
• Reconheça o bom desempenho: um bônus pode ser oferecido ao temporário que alcançar a meta ou for assíduo.