A adequação de infraestruturas para implantação de CFTV IP é uma tarefa
minuciosa que deve, necessariamente, ser planejada e executada por profissionais capacitados – principalmente quando se trata de uma área extensa e com muitos pontos de interesse para cobertura. É com prazer que compartilharmos mais uma implantação recente, com a marca Dogma de qualidade, realizada em um condomínio residencial de
alto padrão, no interior estado de São Paulo.
O sistema de monitoramento por câmeras em condomínios residenciais, além de ser imprescindível tanto para a proteção patrimonial quanto para segurança dos moradores, é também indispensável na gestão operacional destas grandes áreas, representando ainda importante potencial de colaboração para resolução de divergências e demandas jurídicas envolvendo pessoas que frequentam o local (moradores,
administradores, prestadores de serviço e outros).
No local em questão, com área superior a 900 mil metros quadrados (equivalente a 90 campos de futebol), foram inicialmente instaladas 49 câmeras para cobertura de: principais acessos, vias, cruzamentos e perímetro. Todas as câmeras são tecnologia IP e apresentam: alta resolução; visão noturna; movimentação PTZ (Pan Tilt Zoom) e longo alcance. Câmeras com inteligência artificial, alocadas em pontos estratégicos, são ainda capazes de reconhecer situações específicas e alertar automaticamente os responsáveis, que, desincumbidos das tarefas agora executadas pelo sistema, podem dedicar-se à rápida solução do problema.
Uma Central de Monitoramento, com videowall e estação de trabalho profissionais, foi devidamente instalada em uma sala dentro do próprio condomínio onde, apesar do pouco espaço, otimizou-se ao máximo a distribuição dos equipamentos, objetivando: ventilação; praticidade de manutenção; facilidade operacional e segurança das imagens gravadas – armazenadas em local seguro e externo à Central.
Aproximadamente 12 quilômetros de cabeamento óptico e UTP foram fornecidos para transmissão de dados ponto a ponto entre switches e conexões dos switches às câmeras. Foi utilizada a tecnologia PoE (Power over Ethernet) que possibilitou a transmissão de dados e energia elétrica através do mesmo cabo de rede (UTP). Trata-se de uma intranet própria, voltada exclusivamente para a segurança do condomínio.
Todas as instalações elétricas necessárias ao funcionamento dos equipamentos eletrônicos foram fornecidas ao cliente. Foram ainda instalados Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), de extrema importância para redução de riscos contra perdas econômicas e/ ou vidas humanas. Em casos de queda de energia, Nobreaks com autonomia otimizada mantém o funcionamento ininterrupto de todo sistema.
Para a implantação do projeto em questão foram fornecidos, ao todo, 15 (quinze) postes pré-moldados fabricados de concreto, que foram escolhidos em função de: resistência (não obtenção de imagens tremidas e desfocadas); altura (maior campo de visão); facilidade de manutenção (possibilidade de apoiar escadas); passagem de cabeamento elétrico e de lógica (fixação de suportes).
A fim de garantir máxima eficiência e longa vida útil do projeto, mesmo após implantação, nossa equipe técnica mantém um acompanhamento próximo e capacitado para execução assertiva de manutenções preventiva e corretiva (em dia) – conforme tem sido feito em contrato de manutenção mensal que contempla ainda diversas outras praticidades para o contratante.
Nós da Dogma Tecnologia somos especializados em segurança eletrônica de
grandes áreas e estamos disponíveis para atendê-lo. Entre em contato e conheça mais obre os diferenciais do Grupo Dogma para seu empreendimento.