O sistema de monitoramento por câmeras, além de importante para a proteção patrimonial e segurança dos usuários do transporte público, é também essencial à gestão de Terminais de Ônibus; Estações de Transferência; Paradas e Vias Públicas, sendo que as imagens captadas e armazenas representam um grande potencial para resolução de
divergências e demandas jurídicas envolvendo tanto aqueles que utilizam quanto aos que detém a responsabilidade de administrar tais estruturas.
Considerando-se a importância e conhecendo-se os desafios que este sistema representa, a Dogma Tecnologia, orgulha-se de ter participado, entre os meses de Agosto e Setembro de 2020, de uma implantação completa DE MONITORAMENTO DE INFRAESTRUTURA POR CÂMERAS (MIC) EM TERMINAL METROPOLITANO Luiz Bortolosso, obedecendo às diretrizes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) – responsável pela fiscalização e regulamentação do transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo
A estrutura em questão faz parte do Corredor Itapevi-São Paulo e está localizada na Avenida dos Autonomistas, 7.130 (Km 21 Osasco), é integrada ao sistema viário do município e à estação General Miguel Costa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No Terminal com mais de 8 mil metros quadrados circulam, por dia, cerca de 40 mil pessoas e 350 veículos ao todo.
No local foram inicialmente instaladas 18 câmeras para cobertura de: entrada e saída de veículos; lombofaixas; plataformas de embarque/ desembarque; passarela e principais acessos (sanitários, elevadores; áreas administrativas e ligação com a CPTM).
Trata-se de um Projeto com construção bem estruturada, capaz de garantir velocidade e qualidade na transmissão de imagens por câmeras com tecnologia IP, que apresentam: alta resolução; visão noturna; movimentação PTZ (Pan Tilt Zoom) e longo alcance.
Nas dependências da infraestrutura ainda foi montada uma Central de Monitoramento denominada Central de Controle Operacional (CCO). Esta sala revitalizada pela DOGMA terá como uso exclusivo, inicialmente, a operação do (monitoramento) MIC. Foram fornecidos mobiliário técnico; videowall; hardware e software de alto desempenho e demais dispositivos relacionados. Trata-se de uma Central com funcionamento 24 horas por dia e monitorada remotamente por supervisores operacionais.
Os cuidados e atenção especial que dedicamos ao projeto possibilitará que,
futuramente, sejam agregados à esta CCO, a um menor investimento, outros sistemas: Comunicação e Alarme (CAL); Painel de Mensagem Variável (PMV); Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Monitoramento Veicular por Câmeras (MVC) que serão instalados neste Terminal citado e em outros Terminais sob responsabilidade da empresa parceira.